“Parece um estacionamento particular!” — Moradores do centro de Rio Grande da Serra reclamam do caos na Rua Francisco Moraes Ramos

Rio Grande da Serra, 23/04/2025.

Rua Francisco Moraes Ramos

Um antigo problema voltou a ganhar destaque no centro de Rio Grande da Serra, mais precisamente na Rua Francisco Moraes Ramos, ao lado da Praça da Bíblia. A situação, que já dura anos, tem revoltado moradores que não conseguem sair com seus próprios carros e convivem diariamente com a confusão causada pelo estacionamento desordenado.

A via, que é de mão dupla, vive um verdadeiro desafio logístico: devido à grande quantidade de veículos parados dos dois lados da rua, motoristas muitas vezes são obrigados a parar para que outro veículo passe primeiro, criando um verdadeiro “jogo de paciência” no trânsito. Segundo moradores, se os carros não estivessem estacionados de ambos os lados, seria perfeitamente possível que dois veículos trafegassem simultaneamente, sem riscos ou impedimentos.

“Tem hora que a gente tem que ficar esperando o outro carro passar porque não tem espaço pra dois. Isso aqui virou um estacionamento particular! O pessoal para aqui de manhã cedo e só volta à noite. E quem mora aqui, faz como?”, desabafa um morador em vídeo enviado à nossa equipe.

Em resposta à crescente insatisfação da população, o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, Elias Meneses, afirmou que a prefeitura já está trabalhando para resolver o problema:

“Só iremos conseguir acertar essa situação quando tivermos os agentes com os cursos atualizados para fazerem a fiscalização. Já estamos em parceria com São Caetano e, nos próximos dias, iremos atualizar os cursos dos agentes, bem como o da Guarda Civil Municipal, para que a gente possa fiscalizar. Inclusive, iremos colocar a Zona Azul nesse local devido às muitas reclamações dos moradores. Acreditamos que em 40 dias conseguiremos acertar essa situação.”

Enquanto isso, os moradores seguem enfrentando as dificuldades para transitar, entrar ou sair de casa, e aguardam que a prometida reestruturação e implantação da Zona Azul tragam alívio para uma dor de cabeça que já se arrasta há anos.

A equipe do RP Notícia seguirá acompanhando o caso de perto.