Rio Grande da Serra, 27/03/2025

Os moradores da Rua Francisco Morato, na Vila Conde, em Rio Grande da Serra, estão preocupados com o estado de abandono da viela que liga a via à Rua Jequitibá. O local, que deveria servir como passagem para pedestres, está tomado pelo mato, dificultando a circulação e representando um risco à segurança da população.
Segundo relatos de Jacira Lopes e Altamiro Batista, além do mato alto, a falta de limpeza tem favorecido o aparecimento de bichos peçonhentos. Já foram encontradas duas cobras no local, sendo uma delas uma coral, que quase a picou! o que aumenta ainda mais o medo dos moradores de que algum idoso, adulto ou criança possa ser atacado.

Os moradores afirmam que já fizeram pedidos diretamente a vereadores e ao secretário de Serviços Urbanos, mas até o momento nenhuma providência foi tomada. “Já solicitamos pessoalmente, mas nada foi feito. Agora esperamos que o prefeito Akira Auriani tome conhecimento e faça alguma coisa”, desabafa Altamiro.

A situação, segundo os moradores, reflete um problema que atinge toda a cidade, com diversos pontos necessitando de manutenção. No entanto, a preocupação maior é que a viela se torne intransitável, já que o mato está fechando a passagem. “É lamentável que, mesmo tendo dois vereadores e o secretário de Serviços Urbanos como moradores do bairro, não consigamos ter esse simples pedido atendido”, critica Jacira.
Diante do impasse, a população aguarda um posicionamento da prefeitura para que providências sejam tomadas o quanto antes, evitando que o problema se agrave ainda mais.
Veja o vídeo que a própria moradora gravou: