Rio Grande da Serra, 18/04/2025.
Um homem armado com uma faca sequestrou um avião comercial com 13 passageiros a bordo em Belize, na manhã desta quinta-feira (17). Ele foi morto a tiros por um dos ocupantes da aeronave após o pouso, de acordo com informações da polícia local.
O suspeito foi identificado como Akinyela Sawa Taylor, de 49 anos, cidadão americano. Segundo o portal Belize News Network, Taylor exigia que o avião deixasse o país. Durante o sequestro, ele esfaqueou o piloto, Howell Grange, e um funcionário da companhia aérea, Jair Catañeda.
O incidente ocorreu em um Cessna Grand Caravan da companhia Tropic Air, que havia partido da cidade de Corozal às 8h17 (11h17 no horário de Brasília) com destino a Belize City. Pouco após a decolagem, a tripulação acionou o alerta de emergência via transponder para a torre de controle.
Durante o voo, o avião realizou manobras circulares enquanto o piloto tentava controlar a situação. A aeronave conseguiu pousar com segurança, mesmo apresentando baixo nível de combustível, conforme relatado pela ABC News.
Após o pouso, segundo as autoridades, o sequestrador foi neutralizado por um dos passageiros armado, que reagiu ao perceber que a situação representava um risco à vida de todos a bordo.
Os feridos foram levados a hospitais locais. Não há informações atualizadas sobre o estado de saúde do piloto e do funcionário que foram esfaqueados.
O caso está sob investigação das autoridades de Belize, que estão avaliando as circunstâncias exatas da morte do sequestrador e apurando como o passageiro obteve a arma utilizada no contra-ataque.
Fonte: infomoney