Rio Grande da Serra, 25/03/2025

A Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Conde, em Rio Grande da Serra, está no centro de uma grave denúncia de negligência e descaso com os pacientes. O morador Joel de Godoy, um senhor que passou por uma cirurgia de aneurisma cerebral, relatou sua revolta ao enfrentar uma série de dificuldades para conseguir atendimento médico na unidade.

Segundo seu Joel, toda a situação começou no dia 28 de janeiro, quando passou pelo médico e teve exames solicitados. Ele realizou a maioria dos procedimentos, mas um pedido de exame específico deveria ser feito na UBS da Vila Conde. A unidade marcou seu exame para o dia 4 de fevereiro, porém, ao comparecer na data agendada, foi informado que haviam perdido sua guia médica.

Joel mostra a Agenda marcada para o dia

Diante da falha da UBS, Joel precisou agendar uma nova consulta, que foi marcada para esta terça -feira (25) às 13h, cheguei 12h40. No entanto, ao chegar ao posto de saúde, enfrentou mais um descaso: mesmo estando na lista de agendamentos, sua ficha foi feita e ele não foi chamado para atendimento. Depois de esperar até as 14h10, acabou indo embora sem ser consultado, com os nervos alterados passou mal ao sair da unidade.

“Deixei o serviço, fui com fome e mais uma vez não fui atendido. Aonde que eu vou reclamar sobre isso? Não tem jeito! Estou revoltado!”, desabafou seu Joel.

A situação se torna ainda mais grave porque o paciente, que tem histórico de aneurisma cerebral, passou pela UPA, onde o médico solicitou exames com urgência. Com a demora no atendimento e sem conseguir ser consultado na UBS, ele precisou tomar remédio para pressão em casa, aumentando o risco para sua saúde.

O caso expõe a ineficiência do atendimento na UBS da Vila Conde e levanta questionamentos sobre a gestão da saúde pública no município. Moradores da região relatam que problemas semelhantes ocorrem com frequência, prejudicando principalmente idosos e pessoas com doenças crônicas.

Secretaria de Saúde se manifesta

Diante da repercussão do caso, a secretária de Saúde de Rio Grande da Serra, Fabiana Bedia, se pronunciou sobre o ocorrido. Em nota, Fabiana se desculpou pelo transtorno enfrentado pelo paciente e garantiu que irá verificar o que de fato ocorreu para corrigir qualquer falha no atendimento.

“A intenção da gestão é cuidar da nossa gente, e estamos construindo isso junto à população. Vamos apurar esse mal-entendido e trabalhar para que situações como essa não voltem a acontecer”, afirmou a secretária.

A expectativa agora é que medidas sejam tomadas para melhorar o atendimento na UBS da Vila Conde, assim como nas outras Unidades para garantir que todos os pacientes recebam o devido cuidado sem enfrentar novas dificuldades.